quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Uma em quatro mulheres relata maus-tratos durante o parto

Esse artigo saiu da Folha de São Paulo de hoje e se encontra no caderno "Cotidiano".
Fala de violência institucional no parto, descuprimento da "Lei do acompanhante", e fala da Humanização do parto como uma das prioridades do Ministério da Saúde desde 2004.
Reportagem de Laura Capriglione

          Chorando em um hospital, agulhada pelas dores das contrações do parto, mulheres brasileiras ainda têm de ouvir maus-tratos verbais como: "Na hora de fazer não chorou, não chamou a mamãe. Por que tá chorando agora?".
           De acordo com o texto, uma em cada quatro mulheres que deram à luz em hospitais públicos ou privados relatou algum tipo de agressão no parto, perpretada por profissionais de saúde que deveriam acolhê-la e zelar por seu bem-estar. São agressões que vão da recusa em oferecer algum alívio para a dor e xingamentos até gritos e tratamentos grosseiros com viés discriminatório.
           Os dados integram o estudo "Mulheres brasileiras e gênero nos espaços público e privado", realizado em agosto de 2010 pela Fundação Perseu Abramo e pelo Sesc e divulgado agora. A Folha obteve com exclusividade o capítulo "Violência no Parto", que pela primeira vez quantificou à escala nacional, a partir de entrevistas em 25 unidades da Federação e em 176 municípios, a incidência dos maus-tratos contra parturientes.

Editoria de Arte/Folhapress


Um comentário:

  1. Deny, faltei na reunião de quinta , fiquei gripadissima, + quero saber tudo do parto que vc acompanhou feito pelo meu médico, me manda email, conta!!!! to curiossisima!!!!

    bjus Fabi.

    ResponderExcluir